Conhecemos a história do encontro entre Salomão e a rainha de Sabá graças à Bíblia hebraica. No Primeiro Livro dos Reis e no Segundo Livro de Crónicas, explica-se de forma sucinta que a rainha, depois de ouvir falar da fama do rei de Israel, viajou para Jerusalém com produtos exóticos da Arábia, camelos, especiarias, ouro e pedras preciosas, com o objectivo de pôr à prova Salomão com questões e enigmas difíceis de resolver. Para sua satisfação, o sábio rei respondeu acertadamente e a rainha regressou ao seu território de origem.
Do ponto de vista narrativo, tudo parece indicar que a história do encontro entre ambos os monarcas foi introduzida na narração bíblica com objectivo de salientar a espantosa sabedoria de Salomão, aproveitando algumas histórias que possivelmente circulavam na Palestina e na Síria e que falavam vagamente do reinado de uma poderosa e bela mulher nas longínquas, ricas e exóticas terras do Sul da Arábia.
O RELATO TORNA-SE LENDA
Graças ao relato bíblico, a visita da rainha de Sabá a Jerusalém acabou por se tornar um dos mais imaginativos e férteis ciclos de lendas e contos do Oriente. Na literatura judaica mais antiga, emergiu então um colorido relato com todos os ingredientes necessários para desenvolver uma história glamorosa: beleza, riqueza, poder, exotismo, intriga, magia e amor.
Segundo estas fontes, uma poupa informou Salomão de que o reino de Sabá era o único na Terra que não estava sujeito ao seu poder e que a sua rainha adorava o Sol. O rei enviou a ave à cidade de Kitor, com uma carta na qual ordenava à rainha que se submetesse ao seu poder, ao que ela respondeu enviando uma frota“com todos os navios existentes no mar”, carregados com belos presentes.
Nessas embarcações, viajavam seis mil jovens da mesma estatura e aspecto, vestidos com paramentos de púrpura e nascidos no mesmo dia e à mesma hora, que deviam entregar a Salomão uma missiva na qual a rainha anunciava que chegaria a Jerusalém depois de uma viagem de três anos. Quando finalmente a rainha entrou no palácio de Salomão, pensou que o solo limpíssimo era uma piscina cheia de água e levantou o vestido, mostrando assim as suas pernas, gesto de que Salomão se apercebeu. Depois disso, a rainha apresentou-lhe 19 enigmas que o monarca solucionou com facilidade.
Comentários
Postar um comentário