Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (originalmente conhecido como Guerra nas Estrelas) faz parte da franquia de ficção científica Star Wars e foi o primeiro filme da série a ser lançado, em 1977, mas o quarto, na ordem cronológica. É protagonizado por Mark Hamill (que interpreta o herói Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Alec Guinness (Obi-Wan Kenobi) e Carrie Fisher (Princesa Leia Organa).



Foi a maior bilheteria daquele ano, arrecadando 775.398.007 dólares. A produção, que possui a 56ª maior bilheteria da história, Quando ajustado para a inflação, é a segunda maior bilheteria do cinema nos EUA e Canadá, e é a terceira maior bilheteria no mundo a partir de 2013. Entre os muitos prêmios que o filme recebeu, ganhou dez nomeações ao Oscar, vencendo seis; as indicações incluíram Melhor Ator Coadjuvante para Alec Guinness, Melhor Roteiro original e Melhor Filme.

A história do Episódio IV se passa 19 anos, após os eventos ocorridos em Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith, depois da queda da República Galáctica e o extermínio dos Jedi, o filme acompanha a jornada de Luke Skywalker, que compra dois droides, C-3PO e R2-D2, que este tenha informações da Leia Organa, que recebe esta mensagem destinada a Obi-Wan Kenobi e Luke se lembra de Ben Kenobi, um ermitão que vive nas montanhas.

O filme é classificado como um dos melhores filmes de ficção científica já feito, e um dos melhores filmes da história, é considerado por críticos como o marco de início da "Era dos Blockbusters" (em que o cinema hollywoodiano passaria a cada vez mais a se voltar aos efeitos visuais, às grandes campanhas de marketing, ao merchandising, entre outras características).

O filme foi preservado no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso no primeiro ano que era elegível por ser "culturalmente e historicamente significante". É considerado pelo American Film Institute (Instituto de Filme Americano) um dos 100 maiores filmes do cinema americano.


A produção é considerada por muitos críticos como o marco de início da "era Blockbuster" (em que o cinema hollywoodiano passaria a cada vez mais se voltar aos efeitos visuais, às grandes campanhas de marketing, ao merchandising, entre outras características).

O subtitulo "Uma Nova Esperança" não constava originalmente (George Lucas nem acreditava que continuaria a história), o subtitulo foi acrescentado em 1981, depois do lançamento de do episódio seguinte, O Império Contra-Ataca. George Lucas tem relançado o filme com mudanças significativas, na edição de especial de 1997, no lançamento em DVD de 2004 e no lançamento em Blu-Ray de 2011.

Essas versões contêm cenas modificadas, diálogo alterado, sequências re-editadas, trilhas sonoras remixadas e cenas acrescentadas, gerando controvérsia pela deturpação da obra original.

Comentários