“É um sonho”, diz cuiabana que concorre ao título de Miss Canadá 2024.

 


Aos 36 anos, a modelo Raika Coutinho é um dos nomes que disputam a coroa do Miss Canadá 2024. Morando há mais de 10 anos no país, ela conta, com exclusividade à CNN, os detalhes de sua trajetória, preparativos em busca do título e fala da importância da representatividade negra em grandes concursos de beleza.


Natural de Mato Grosso, Cuiabá, a brasileira deu o pontapé inicial frente aos holofotes com 21 anos, quando se mudou para Belo Horizonte, Minas Gerais, engatando a carreira em uma agência de modelos.


“Em 2011, fui convidada para participar do meu primeiro concurso, o Miss Globo Minas Gerais. Depois, me mudei para o Rio de Janeiro e logo comecei a trabalhar no Brasil à fora”, relembra.


“Ali, me apaixonei por esse universo e, consequentemente, pela moda. Me encantei com um mundo totalmente diferente do que eu vivia”, acrescenta.


Caso ganhe, Raika se consagrará como a segunda brasileira a representar o país no Miss Universo. Antes dela, Mariana Valente venceu a competição internacional em 2009.



“É um sonho”, declara a modelo. “Eu estaria representando o país que eu escolhi como nova casa e que me acolheu de braços abertos”, garante.


“As categorias no país da América do Norte são similares as do Brasil, mas o que diferencia o concurso no Canadá é que, aqui, eles se importam bastante com o apoio cultural e social que as candidatas fazem, e eu acho isso lindo”.


Avanço e representatividade

Em setembro de 2023, depois de 71 anos, o Miss Universo surgiu com uma novidade histórica, anunciando o fim da restrição de idade. Em edições passadas, todas as candidatas precisavam ter, obrigatoriamente, entre 18 e 28 anos, para concorrer ao título.


Para a modelo, a mudança, apesar de recente, também é sinônimo de avanço.


“Eu acho que, além da idade, permitir que mulheres com filhos participem, significa inclusão, a evolução que estava faltando no concurso”, ressalta.


“Aliás, como mulher negra, também acho importante a representatividade. Hoje em dia, muita coisa mudou, e estamos caminhando para que essas alterações sejam cada vez mais visíveis”, acrescenta.


Preparação para o Miss Canadá 2024

Focada na disputa final, que acontece, segundo o site oficial, no próximo dia 27 de julho, em Ontário, Raika, que também é dona de uma agência de marketing, vem mantendo uma preparação intensa com uma equipe brasileira que a ajudou durante todo o processo classificatório.


Além de toda a parte de beleza e moda, a brasileira conta com o apoio de coach internacional de passarela e missólogo, profissional específico e responsável por toda sua preparação.



Comentários