A Rede Evoque tem faturamento anual de 75 milhões de reais e, em apenas seis anos de existência, desponta como uma das que mais crescem no país
Há pelo menos uma década, o Brasil é o segundo país que mais tem academias no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Números divulgados em 2020 apontam para cerca de 30 mil locais afins no país, segundo dados da IHRSA (International Health Racquet & Sportsclub Association), entidade que reúne profissionais do setor de exercícios físicos ao redor do mundo.
No modelo de negócios fitness, mais precisamente no de academias brasileiras, existe uma modalidade altamente rentável, uma mistura de estabelecimento de bairro e low cost. Trata-se do híbrido (low price full service), que oferece mensalidade bem em conta para o bolso do consumidor e um vasto cardápio de modalidades, algumas delas exclusivas.
A Rede Evoque, nascida em 2018, na cidade de Mauá, no ABC paulista, conhecida região metropolitana de São Paulo, é a única do país que navega nesse modelo de negócios. Portanto, é possível dizer que trata-se de um caminho próprio e certeiro, entre várias outros que seguem padrões bem conhecidos no Brasil, como o low cost, o full service, o nicho (que oferece uma única modalidade, caso dos estúdios de bike indoor ou de pilates) e o butique ou premium (inserido no mercado de luxo).
Para se ter ideia do acerto, a Evoque, em apenas seis anos de existência, já possui 37 unidades espalhadas pelo país, com o objetivo de chegar a 50 até o final de 2024, mas com o olhar voltado, também, para o mercado internacional. O faturamento bruto anual é de cerca de 75 milhões de reais.
Segundo o empresário Rodrigo Hasi, 37 anos, fundador e um dos donos da Evoque, a inovação tanto na gestão, que valoriza os colaboradores da empresa, para que eles se sintam parte dela, vislumbrando uma carreira sólida a longo prazo, quanto nos serviços oferecidos, são pontos fortes do negócio.
“Tudo é pensado em pessoas. Nossos funcionários formam uma grande família com direito, por exemplo, a ferramentas que fazem com que eles saibam gerir suas próprias finanças. E os nossos alunos contam com um leque gigantesco de modalidades, algumas atendendo necessidades específicas como as voltadas para a terceira idade. Tudo isso por um custo baixo”, declarou.
Com cerca de 1000 colaboradores e 60 mil alunos, a rede oferece mais de 22 modalidades, sendo cinco aulas coletivas exclusivas, caso do pilates ballance, mistura de movimentos da metodologia original, de ioga, de alongamento, de exercícios funcionais e de tai chi chuan. O tíquete médio mensal oferecido ao cliente varia entre 109 e 159 reais.
Trajetória de desafios
Filho de educadores físicos, Rodrigo sempre teve uma forte ligação com a atividade física e com a adrenalina. A primeira tentativa como proprietário de academia ocorreu em 2012, aos 24 anos. Foi quando arrendou uma academia, em Mauá (SP). Não deu certo. Por falta de boa gestão, o negócio faliu em um ano. Resiliente, Rodrigo entendeu que precisava aprender e a crescer mais como gestor para alcançar algo maior. Assim, voltou a gerenciar academias. Em 2018, surgiu a oportunidade de comprá-la. Juntou tudo que tinha guardado nos últimos anos, vendeu carro e moto para abraçar essa nova oportunidade. Mais experiente, o negócio decolou. Em pouco tempo, o número de alunos dobrou.
Em 2021, Rodrigo conheceu José Ramos, 38 anos, um empresário do ramo da tecnologia, que dava os primeiros passos no segmento de academias e que tornaria sócio dele na Evoque. O encontro desses dois jovens idealistas e com muita vontade de crescer, foi o que se pode chamar de “conexão empresarial à primeira vista”. “Tínhamos muitas afinidades e o Rodrigo mostrou que para um negócio prosperar não bastava ser apenas apresentável como eu pensava, mas ter boa gestão”, confessa Ramos. Ele não tem dúvidas que a rede Evoque cresceria de qualquer jeito e chegaria a esse ponto de grandiosidade atual. Mas com a participação dele, que entendia bem de logística, no comando do negócio, o crescimento foi mais rápido.
Sobre a Evoque. Fundada em 2018, em Mauá, na região metropolitana de São Paulo, a rede de academias Evoque conta atualmente com 37 unidades e cerca de 60 mil alunos em todo país. Trata-se de uma marca em franca expansão, um modelo híbrido, muito bem estruturado e com serviços de excelência, entre academia de bairro e low cost. Tem a vantagem de oferecer diversos tipos de atividades físicas, incluindo artes marciais, dança, treinamento funcional e bike indoor, além de serviços de fisioterapia.
Comentários
Postar um comentário