IA vai imortalizar a voz de um dos maiores vilões do cinema: Darth Vader.

 


Ao longo de uma carreira de ator que se estendeu por mais de seis décadas, a voz de James Earl Jones tornou-se parte inesquecível de seu trabalho como intérprete.


Nas telas, Jones, que faleceu na segunda-feira aos 93 anos, deu vida a um escritor recluso que voltou aos holofotes em "Campo dos Sonhos" e a um rei arrogante de uma terra fictícia em "Um Príncipe em Nova York". No palco, ganhou dois prêmios Tony por "A Grande Esperança Branca" e "Um Limite Entre Nós". 


Seu trabalho como dublador – que inclui a dignidade majestosa de sua interpretação de Mufasa em "O Rei Leão" e o timbre ameaçador e profundo que emprestou a Darth Vader na saga "Star Wars" – ajudou a consolidar seu lugar como ator lendário entre gerações de fãs.


Mas, após sua morte, um aspecto da carreira de Jones veio à tona: ter consentido com o uso de inteligência artificial para reproduzir sua atuação como Darth Vader.


A Skywalker Sound e a empresa ucraniana Respeecher usaram IA para recriar o vilão de Jones para o seriado "Obi-Wan Kenobi", do Disney+. A voz de Mark Hamill também foi “envelhecida” usando a Respeecher para sua aparição como Luke Skywalker em "The Mandalorian".


Os dubladores dizem temer que a IA possa reduzir ou eliminar as oportunidades de trabalho, pois poderia ser usada para imitar uma atuação em vários outros movimentos sem o consentimento dos atores. 


Para alguns, a decisão de Jones de permitir que a IA replicasse sua voz levanta questões sobre a dublagem como uma arte. Por outro lado, ela também pode ajudar a estabelecer as bases para acordos transparentes de IA, que compensem de forma justa um ator por seu desempenho com consentimento. 


Zeke Alton, dublador e membro do comitê de negociação do acordo de mídia interativa do sindicato dos atores (SAG-AFTRA), diz que é “incrível” que Jones tenha se envolvido no processo de replicação de sua voz.


“Se as empresas de games e filmes dessem a cada ator o consentimento e a transparência de compensação que deram a James E. Jones, não estaríamos em greve”, afirma Alton. “Eles têm condições de fazer isso. Simplesmente não querem fazê-lo com pessoas que eles acham que não têm poder para negociar por si mesmas.”


Os artistas de videogame de Hollywood anunciaram uma paralisação – a segunda em apenas uma década – depois que mais de 18 meses de negociações sobre um novo acordo de mídia interativa com os gigantes do setor de jogos fracassaram em relação às proteções de inteligência artificial. 


Os membros do sindicato afirmaram que não são contra a IA. No entanto, os artistas estão preocupados com o fato de a tecnologia poder proporcionar aos estúdios um meio de substituí-los. As preocupações sobre como os estúdios de cinema usarão a IA ajudaram a alimentar as greves de cinema e TV do ano passado, que duraram quatro meses.

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